Fenadoce
Começa hoje a 28º edição da Fenadoce
Até o dia 19 de junho diversas atrações e novidades esperam o público na festa mais doce do Brasil
Jô Folha -
A espera acabou. Após dois anos da sua última edição, a Feira Nacional do Doce começa hoje (03). Até o dia 19 de junho, os visitantes poderão matar a saudade da festa que, em sua 28ª edição, homenageia a tradição e a cultura de Pelotas. Com o tema "Doces (re)encontros", a Fenadoce traz diversas novidades ao público, como a retomada do ingresso que dá direito a um doce gratuito.
Um dos eventos mais importantes do Rio Grande do Sul, a Fenadoce retorna à agenda do Estado. E para esta volta, há novidades. Além do vale-doce, a feira também contará com o Festival de Gastronomia, o espaço da Feira da Agricultura Familiar e o Salão de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, entre outras atividades confirmadas.
Para este ano, a saúde também receberá mais atenção. Uma das adaptações é a presença do Trailer da Vacina, da Secretaria Municipal de Saúde, que estará aplicando doses contra a Covid-19 e outros imunizantes, como Influenza, sarampo, hepatite B, Tríplice Viral e dT, mediante a apresentação dos documentos e da carteira de vacinação. O processo de imunização contra o coronavírus estará disponível para crianças de cinco a 11 anos. O restante da população poderá receber as aplicações conforme a sua situação vacinal e o calendário do município. O trailer estará na feira sempre nas quintas, sextas e sábados, das 13h às 19h.
O Centro de Eventos terá quatro palcos voltados a apresentações culturais e músicas de artistas da região, com o projeto Fenadoce Cultural. As estruturas estarão na Cidade do Doce, na Praça de alimentação e na Estância Princesa do Sul. Além disso, o FenaShow terá como atrações nacionais, como Jorge e Mateus, DJ Alok e Dilsinho. A compra online dos ingressos pode ser feita no site www.blueticket.com.br.
Confira abaixo algumas das atrações dos palcos para hoje:
Cidade do Doce
15h - Doces (re)encontros - Performance Artística
16h - Luan Furtado
17h30min - Doces (re)encontros - Performance Artística
18h30min - Claudia Braunsyein e Juliana
20h - Doces (re)encontros - Performance Artística
21h - Toni Konrath
Praça de Alimentação
17h30 - Josi e Banda
19h - Flávio Mendes
20h30 - Grupo Porakaso
O frio na barriga após dois anos
Um dia antes do início da feira, a correria para montar os estandes e para acertar os últimos detalhes não impedia o sorriso que estampava o rosto de expositores e doceiras com a volta da Fenadoce. Margla Hoffmeister tem uma loja de calçados em Novo Hamburgo e nas últimas seis edições participou da feira em Pelotas. A vendedora conta que ela e o marido vivem das idas até eventos. Com isso, na pandemia, o casal parou completamente suas atividades.
O retorno é visto com grande expectativa por ela, já que eles têm um bom público na cidade. "Estamos bem ansiosos para que tudo dê certo. Estamos acostumados com feiras, então já temos uma clientela que espera a Fenadoce para comprar com a gente", garante. Margla ainda comenta sobre os produtos que os visitantes irão encontrar no seu estande. "Nós trabalhamos com produtos diferentes e até mesmo couro, de qualidade e com preço de fábrica".
E esse respiro de alívio não é só de Margla. Gerente de algumas bancas, Singrid Lubke conta que o período pandêmico foi difícil sem a realização da feira. "Sempre nos saímos bem na Fenadoce, então nesse período faltou aquela válvula de escape. Mas agora estamos com as expectativas altas, ainda mais com o ingresso que garante um doce", resume. Além disso, a movimentação em torno do evento é responsável pela geração de emprego. Singrid relata que precisou aumentar o número de funcionários. "Nós contratamos 18 pessoas, fora a fábrica, que colocou mais uns dez. Então nós colocamos também nas lojas do Centro, porque movimenta a cidade toda. É um tempo curto, mas é um dinheirinho extra que entra", diz a gerente.
Neste ano, os visitantes também irão encontrar opções que vão além dos doces tradicionais em algumas bancas. Eulália Duarte é sócia-proprietária de uma das docerias que compõem a Cidade do Doce. Ela conta que participa há mais de 20 anos da feira com sua banca especializada em receitas portuguesas. Para a retomada, promete diferentes doces, até aqueles que levam ingredientes não muito usuais, como o feijão. "Nós temos doces de cada região de Portugal, como a Fatia de Braga, Toucinho do Céu, Pastel de Amêndoa e o Pastel de Feijão, que é feito com feijão branco e amêndoas. Fica a cremosidade do feijão e o gosto das amêndoas", explica.
Eulália diz ainda que há um cuidado muito grande em todo o processo para entregar qualidade ao visitantes. "O nosso pastel de nata é assado aqui. Nós montamos uma cozinha aqui para assar e servir quentinho, como é feito em Portugal, então há todo um cuidado. Nós estamos sempre tentando trazer novidades, de diferentes regiões, para ser um diferencial para a feira", finaliza.
Horários
De segunda a sexta-feira: Das 14h às 22h
Sábados, domingos e feriados: Das 10h às 22h
Ingresso
De segunda a quarta-feira R$15,00*
Quinta a domingo e feriados: R$16,00*
*Cada ingresso dá direito a um doce gratuitamente
Transporte
Nos dias de Fenadoce, haverá uma linha de ônibus direta para o Centro de Eventos, que irá sair do terminal do Fragata (na rua Marechal Floriano, entre as Deodoro e Osório), de hora em hora. De acordo com a Secretária de Transporte e Trânsito (STT), de segunda a sexta-feira os ônibus irão sair do Centro em direção à feira a partir das 13h, até as 22h. Já nos sábados, domingos e feriados, os ônibus saem do Centro das 9h30min até as 21h.
No trajeto inverso, os veículos com saída do Centro de Eventos em direção ao Centro da cidade começam a operar a partir das 13h30min. O último retorno está marcado para sair do Centro de Eventos às 22h30min. Nos sábados, domingos e feriados, de hora em hora, a partir das 9h30min, com o último retorno marcado também para as 22h30min. O percurso de ida será feito pelas ruas Marechal Floriano, seguindo pela Barão de Santa Tecla, Bento Gonçalves, Duque de Caxias e Pinheiro Machado até o Centro de Eventos. Já o de retorno, pela Pinheiro Machado, Duque de Caxias, Lobo da Costa, General Osório e Marechal Floriano.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário